O Secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), assinou nota da organização contra o novo protocolo do Ministério da Saúde para uso da Cloroquina.

A nota foi lançada na noite desta quarta-feira, 19, após o Ministério da Saúde publicar o novo protocolo de uso.

Indagada sobre o assunto, a SESPA informou que só o Conass pode informar e esclarecer os motivos de divulgar nota contrária ao governo federal.

De acordo com a nota, ainda não há comprovação científica da eficácia do medicamento contra a Covid-19 e contesta que os Estados e Municípios não foram consultados sobre o novo protocolo.

“O Conass reafirma sua posição de pautar-se, sempre, pelo respeito às melhores evidências científicas. É sabido, e o mencionado documento assim expressa, que não há evidências científicas que sustentem a indicação de quaisquer medicamentos específicos para o Covid-19. Assim, repousa sobre o médico a responsabilidade da prescrição, conforme já dispôs o Conselho Federal de Medicina”, diz  o texto.

“Na importância de se prosseguir com a discussão junto ao gestor federal do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre temas que se relacionam diretamente à estratégia de enfrentamento à pandemia de modo tripartite. Por que estamos debatendo a cloroquina e não a logística de distanciamento social?”, questiona a nota.

Via Pará Web News